Projeto de pesquisa

A R2 Consultoria Estatística poderá auxiliar os pesquisadores nas diversas fases da pesquisa que, de uma forma ou de outra, requer conhecimentos estatísticos para sua execução e sucesso, mesmo antes dos dados tabulados para análise estatística.

Planejamento Amostral

Uma das fases cruciais de um projeto de pesquisa refere-se ao planejamento amostral. Nele devemos reconhecer o universo do estudo, a população que será estudada e a unidade amostral, objeto sobre o qual se fará medidas do evento de interesse do estudo. Nesse momento, por exemplo, devem-se tomar decisões sobre o tamanho da amostra e o tipo de amostragem: aleatória simples, aleatória estratificada, aleatória por conglomerados, sistemática, entre outras. A R2 Consultoria Estatística pode auxiliar nessas questões tão importantes para o sucesso da pesquisa.

Deliniamento de Experimentos

Caso o pesquisador procure a causa que explica o acontecimento de fenômenos observáveis, faz-se um delineamento de experimento. Esse tipo de pesquisa considera a causa e efeito entre variáveis, permitindo isolar essas relações de maneira favorável ao seu trabalho e futuras conclusões. Esse tipo de estudo representa um conjunto de ensaios estabelecidos com critérios científicos e estatísticos, com o objetivo de determinar a influência de diversas variáveis de um dado sistema ou processo. A R2 Consultoria Estatística pode ajudar na redução do número de ensaios sem prejuízo da qualidade da informação, determinação da confiabilidade dos resultados, representação do processo estudado através de expressões matemáticas, minimização da variabilidade dos resultados, etc.

Definição do instrumento de pesquisa

Em muitas pesquisas, antes de se avaliar as relações desejadas, temos que nos preocupar como mensurar as variáveis que entrarão nas relações examinadas. Assim, torna-se de fundamental importância a definição (escolha ou desenvolvimento) correta dos modelos de medidas (instrumentos) da pesquisa. A sistemática dessas avaliações encontra-se no contexto dos temas de validação e confiabilidade, discussões recorrentes da área de psicologia e educação, mais especificamente, no campo da avaliação psicológica ou psicometria. Temos especialistas em desenvolvimento e construção de escalas (validação de instrumentos de medida), com muita experiência nas técnicas estatísticas que são requeridas, tais como Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelos de Equações Estruturais de uma forma geral.

Sistema de Coleta de Dados

Pesquisas de campo têm sido amplamente utilizadas em diversas áreas. A maioria delas é realizada em domicílios, lugares abertos ou empresas, e isso implica posterior tabulação ou utilização de um sistema de coleta de dados móvel no local de aplicação do questionário. Seja qual for a abordagem, a R2 Consultoria Estatística pode assessorar o pesquisador nessa fase: 1) na posterior imputação dos dados, através da construção de uma planilha eletrônica com validações de dados, ou parametrização de um sistema de coleta de dados existente; ou 2) no momento da coleta dos dados, por meio de orientação e parametrização do sistema de coleta de dados a ser utilizado.

Aplicação de Questionário Online

Cada vez mais pesquisadores são adeptos de questionários online. É certo que eles poupam tempo e dinheiro. Eles podem ser aplicados pelo envio do questionário por e-mail ou pela disponibilização do questionário em uma página da internet. Essa última abordagem cresceu muito no passado recente, devido à existência de diversas ferramentas grátis, tais como Surveymonkey e Google Docs. A despeito da simplicidade de formulação e manuseio dessas ferramentas, alguns aspectos devem ser ponderados: 1) amostragem, ênfase no número de respondentes ao invés de sua representatividade; 2) definição da população, discordância entre a população alvo e a população construída; 3) não resposta, o erro resultante da não resposta é difícil de ser definido quando as limitações das populações não estão definidas. A R2 Consultoria Estatística poderá auxiliar o pesquisador a potencializar as vantagens e minimizar as limitações da aplicação online de questionários.